Funil de vendas: entenda o que é e aprenda como aplicar no seu escritório de contabilidade

  1. Home
  2. Blog
  3. Funil de vendas: entenda o que é e aprenda como aplicar no seu escritório de contabilidade

O número de empresas e profissionais que vêm se aventurando no marketing digital cresceu exponencialmente nos últimos anos. Hoje é até mesmo difícil não encontrar a contraparte virtual de um serviço na internet. No ramo contábil não é diferente. A questão que levanta dúvida é: como gerar visibilidade e credibilidade para o escritório? Entender o Funil de vendas pode ser um bom começo.

Este conceito ajuda a vencer um grande desafio da profissão: aumentar a carteira de clientes. A razão para tanto é que ele permite delimitar estratégias para informar o público-alvo dos seus serviços em diferentes estágios. Isto significa que com ele, você entenderá as fases pela qual o cliente passa até que chegue à contratação.

Portanto, o funil serve para acompanhar desde o primeiro contato até o fechamento da venda. É assim que o passo a passo da técnica colabora para fortalecer as conversões do seu empreendimento. Para saber mais a respeito e descobrir como aplicar o conceito no seu escritório contábil, continue a leitura.

O que é o Funil de vendas?

Quando falamos neste conceito estamos nos referindo a uma técnica muito popular no marketing digital. Ela serve para representar a jornada de compra dos clientes. Um processo que se inicia na busca de solução para um problema e se encerra na aquisição de serviços/produtos.

Para os gestores, significa a oportunidade de acompanhar cada etapa que culmina na venda. Além disto, a função do marketing é conduzir o cliente para o final desta jornada: a contratação da empresa. No meio digital, isto é feito por meio de aprendizagem.

Ou seja, o público é educado com relação ao seu problema e as formas de resolvê-lo. Quando chega ao final desta jornada, é o momento do escritório demonstrar como ele pode ajudar. É por isto que o Funil é divido em três partes básicas que representam este desenvolvimento: topo, meio e fundo.

Entenda melhor as etapas contidas no funil

No topo do funil tradicional está o momento de descoberta. Nesta altura, o cliente em potencial está tentando entender um determinado problema e não sabe de que forma poderá resolvê-lo. É natural, então, que ele vá em busca de informação.

Através de conteúdo (Inbound Marketing) o seu escritório pode atrair este público para o funil de vendas. O material disponibilizado faz com estas pessoas entendam melhor a sua dor e quais as possíveis soluções. Assim, elas chegam ao meio do funil.

Apresentando soluções, a empresa cria um senso de urgência que conduz para a última etapa. Tirar dúvidas pontuais é outra estratégia para atingir este resultado. Ao chegar à etapa de fundo, o cliente está diante de uma decisão de compra. É quando se ressaltam os diferenciais e vantagens do seu serviço.

Como aplicar no seu escritório de contabilidade?

Uma boa forma de aplicar o que descrevemos, é através de uma estratégia de atração Inbound. Ou seja, aquela aonde o próprio cliente vem até a empresa. Para que ele encontre o seu endereço virtual, é necessário trabalhar conteúdo relevante e adaptado aos mecanismos de busca. Assim, quem procurar por serviços contábeis vai se deparar com a página do seu escritório.

Com ajuda do conteúdo disponibilizado em blogs e redes sociais, o público identifica o que está procurando. E como o visitante percebe que o seu escritório tem autoridade para falar do assunto, ele está inclinado para os seus serviços. Basta, então, demonstrar por que o seu empreendimento é a parceria ideal para ele. Jornada finalizada!

No futuro a satisfação deste consumidor pode até mesmo servir para trabalhar a indicação de clientes ao seu favor. Quer saber mais a respeito? Então acesse o nosso artigo sobre o assunto. E se ficaram dúvidas sobre o Funil de vendas ou você quer iniciar estratégias digitais para o seu escritório, basta entrar em contato pelo formulário em nosso site.

Tags:
Anterior
Como aplicar o marketing de conteúdo na sua contabilidade
Próxima
Outbound Marketing: conquiste novos clientes de forma automatizada
Menu