8 dicas para escrever um ótimo conteúdo para o seu site

  1. Home
  2. Blog
  3. 8 dicas para escrever um ótimo conteúdo para o seu site

8 dicas para escrever um ótimo conteúdo para o seu siteSão cada vez mais as pessoas que utilizam blogues, seja para fim lúdico (ou seja expressar a sua opinião) ou para fins profissionais. Assim sendo, se este último é o seu caso, chegou a hora de como escrever um ótimo conteúdo para o seu site.

Ao criar um blog que tenha um carácter comercial, está a demonstrar a toda a sua comunidade que é um especialista num determinado assunto.

Para pequenos negócios ou até mesmo para quem se quer lançar no empreendedorismo (seja ele exclusivamente digital ou não) a presença na web é praticamente obrigatória, pois é a forma mais acessível de chegar ao público-alvo.

Através do mesmo pode conseguir assinantes, partilhar informações relevantes, responder a dúvidas e atrair os seus clientes até si.

Hoje vamos dar-lhe 8 dicas que julgamos ser valiosas para que consiga escrever um ótimo conteúdo, mas acima de tudo com qualidade.

8 Dicas para criar um ótimo conteúdo para o seu site ou blog

Nem todos os conteúdos que vê publicados online são excelentes! Muitos deles são literalmente cópias de um bom conteúdo (ou de um mau, por vezes também acontece).

Com milhões de blogues diferentes que existem, é necessário que aprenda a atrair leitores assíduos e que valorizem realmente o seu trabalho, para que os mesmos partilhem e gerem tráfego para o seu site.

A solução, passa então pela criação de conteúdos que as pessoas queiram ler e para isso deve seguir os nossos conselhos. Vai ver que não se arrepende.

1 – Concentre-se num nicho específico

Uma das últimas estatísticas realizadas ao universo online, indicam que existem mais de 110 milhões de blogues e sites ativos atualmente. Assim sendo, sempre que estiver a criar algum conteúdo para colocar no seu site ou blog, lembre-se disso.

É importante que ao sentar-se em frente de um computador a escrever não pense em todo o universo de leitores que existem online.

Foque-se num nicho de mercado que possa estar interessado naquilo que tem para dizer e será muito mais simples conseguir transmitir um conteúdo forte, original e relevante se conhecer bem o tópico e as pessoas para quem está a escrever.

O seu público-alvo saberá se está a par da temática em questão ao ler o seu primeiro post. Capte a sua atenção e eles quererão ler o que escreverá futuramente.

2 – Criar uma voz

É complicado escrever num tom que não seja natural para si, no entanto tente sempre focar-se num tom que seja o ideal para comunicar com o seu público-alvo.

Por exemplo, se está a tentar atrair profissionais, deve escrever num tom profissional, se está a escrever para mães, dê um tom maternal ao seu conteúdo.

No importa quem é o seu público-alvo, o importante é ser sempre consistente no seu tom de escrita, isto se quiser escrever um ótimo conteúdo.

3 – Publique conteúdos com frequência

Alguns empreendedores e blogers ainda acreditam que para criar um site de sucesso é importante escrever material novo todos os dias. No entanto, isso é uma premissa falsa.

Mas é preciso escrever com frequência (pelo menos uma vez por semana) conteúdos de qualidade e relevantes para as pessoas que seguem o seu blog ou site.

Se não tiver material suficiente para produzir um bom conteúdo pelo menos uma vez por semana, a temática que escolheu para o seu blog poderá não ser suficientemente extensa para ter um blog que apenas fale sobre isso.

4 – Não se esqueça que ter um blog implica escrever

Muitas são as pessoas que acham que não necessitam de escrever um ótimo conteúdo para ter um blog ou site de sucesso. Muitas delas acham ainda que vão conseguir ser bem-sucedidas partilhando apenas imagens e links.

No entanto isso é completamente errado. Se criar um post que seja apenas à base de links, não vai conseguir atrair os seus leitores (eles até podem eventualmente entrar no blog para espreitar, mas depois não voltam a ir lá, porque o conteúdo não é interessante).

Ao exagerar nos links, além de não colocar qualquer ideia original aos seus conteúdos está a construir o seu blog de forma contrária aos algoritmos dos motores de busca.

Divida sempre o conteúdo em parágrafos curtos (máximo 3 ou 4 linhas) de forma a facilitar a leitura. E não se esqueça de enumerar situações ou criar listas para explicar o seu ponto de vista.

5 – Crie um ambiente interativo

É importante que os seus leitores possam deixar um comentário ou uma questão no seu blog. Sendo também de extrema importância que lhe responda sempre, pois os mesmos gostam de ver a sua opinião valorizada.

Se nunca responder à sua comunidade a mesma vai desinteressar-se de ler os seus conteúdos e vai optar por se juntar a outra comunidade onde se sinta valorizado (e que está provavelmente também a escrever um ótimo conteúdo).

6 – Conteúdos novos

Isto prende-se com a questão de publicar conteúdo frequentemente sempre que tenha material de qualidade para o fazer.

Se não consegue criar conteúdo frequente sobre um assunto em particular, opte por prestar atenção ao que se passa no mundo, e tente relacionar isso com o conteúdo do seu blog.

Há sempre maneira de descobrir novo conteúdo sobre o qual escrever no ambiente acelerado dos dias de hoje (e esses assuntos podem dar para que você consiga escrever um ótimo conteúdo).

É importante ter em conta que os blogues e sites podem promover o seu negócio, e que poderá ganhar um bom dinheiro se conseguir atrair os seus leitores.

Consulte as nossas dicas sobre como criar conteúdos para blogues da próxima vez que estiver sentado à secretária para redigir um artigo e criar conteúdos que as pessoas queiram ler.

Ao manter o seu artigo sucinto e simples e ao manter o mesmo tom, atrairá uma audiência maior.

7 – Encadeamento de ideias

Nunca se esqueça que é bastante importante seguir um encadeamento de ideias ao escrever um ótimo conteúdo para o seu blog ou site.

Assim sendo, todos os seus artigos devem ter uma introdução, desenvolvimento (com diversos tópicos), conclusão e um call to action (de forma a atrair os seus potenciais leitores a participar, ou subscrever uma newsletter…).

8 – Tenha atenção ao SEO

Hoje em dia não basta apenas escrever um ótimo conteúdo para o seu site. O mesmo tem de ser otimizado para SEO de forma a que os motores de busca o indexem como autoridade nessa área.

Tenha sempre cuidado ao escolher as palavras chave, e não se esqueça de otimizar os subtítulos, o título e a descrição das imagens.

Se o fizer, vai ver que o seu conteúdo irá ser diariamente lido por dezenas ou centenas de pessoas.

Agora que já sabe 8 dicas valiosas para a escrever um ótimo conteúdo para o seu site ou blog, já não tem motivo para não criar os seus artigos de forma correta.

No entanto, se pretender alguma ajuda nesse desenvolvimento, não hesite em solicitar nos ajuda, pois a escrita de conteúdos é o um dos nossos pontos fortes.

Tags:
Anterior
Porque é que a sua empresa deve ter um site otimizado
Próxima
Conheça os principais benefícios de utilizar o Google Adwords
Menu