Como utilizar o funil de vendas no seu e-commerce

  1. Home
  2. Blog
  3. Como utilizar o funil de vendas no seu e-commerce

O funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do consumidor desde o momento em que ele conhece a sua empresa até o momento em que opta por comprar o seu produto ou serviço.

É preciso entender que quando falamos do funil de vendas existe ainda uma diferença significativa naquilo que os empresários julgam ser uma conversão. Na maior parte dos casos, considera-se uma conversão quando pessoa deixa de ser um lead e passa a ser um cliente. Contudo, é também possível designar por conversão o preenchimento de um formulário, o download de um ebook, um registo para a newsletter… todas estas micro conversões são meio caminho para que o cliente vá avançando na jornada de compra.

Quanto mais perto ele estiver do fundo do funil, mais perto estará de comprar. Sendo assim, para que seu lead avance nessa jornada, ele precisa ser alimentado com conteúdo adequado nas 3 etapas principais do funil. Veja como:

1 – Consciência

Este é o momento em que o cliente toma consciência de que tem um determinado problema e que o seu negócio tem a solução para resolver.

Nesta fase, o blog com conteúdo que aborde esses problemas e que mostre caminhos para resolvê-los pode ser uma excelente forma de se destacar e chamar o lead para o seu site.

2 – Avaliação

Nesta fase, o consumidor vai analisar não só a sua oferta, como também a da concorrência. Por isso é importante mostrar que a sua solução é a melhor.

Crie conteúdos que afirmem a sua autoridade no mercado em que atua. Os e-books, as aulas em vídeos, webnars e cursos, são ferramentas que funcionam muito bem.

3 – Conversão

O objetivo nesta fase passa simplesmente por converter leads em compradores frequentes, fãs e defensores da marca. É aqui que o pós-venda deve atuar de forma contínua.

Nesta fase, vale apostar nos envios de e-mails constantes, cupões de desconto, tutoriais de utilização de um produto etc.

Apesar de trabalhoso acompanhar e abastecer o seu cliente durante a sua jornada no funil de vendas é primordial para que o seu e-commerce consiga vender mais e por mais tempo. Aposte nisso!

Anterior
7 dicas para otimizar o e-mail marketing do seu e-commerce
Próxima
NUTRIBIO: REFERÊNCIA DE E-COMMERCE EM PORTUGAL
Menu