A Importância de Planear o Marketing Digital

  1. Home
  2. Marketing
  3. A Importância de Planear o Marketing Digital

2016-08-23-1471986466-7526518-MarketingStrategies

O marketing digital é composto por várias vertentes e ferramentas que se complementam, e em conjunto permitem a uma empresa obter os resultados a que se propôs quando realizou determinado investimento.

É importante compreender que para se obterem resultados é necessário montar um plano de marketing que interligue as várias áreas do marketing, pois só assim a estratégia será forte o suficiente para gerar resultados realmente positivos.

Existem portanto alguns pontos fundamentais que é preciso ter em consideração na hora de montar o plano de marketing.

1 – TER UM SITE ATRACTIVO

O site é a porta de entrada para o mundo digital, e por essa razão um ponto central e fulcral em toda a estratégia de marketing.

A nível de design é importante que o site tenha um aspecto agradável e ao mesmo tempo tenha uma interface intuitiva. O backoffice também é de grande importância, pois só dessa forma o SEO poderá ser realizado, o que é valorizado pelo Google e, portanto, se reflete num melhor posicionamento do site no motor de busca.

Lembre-se, que se os utilizadores não gostarem do site, se o mesmo for lento, ou se não for responsivo para mobile, as probabilidades de lhe solicitarem um orçamento ou de fazerem uma compra, desce cerca de 60%.

2 – INVESTIR EM PUBLICIDADE ONLINE

É sempre aconselhável a realização de campanhas Google AdWords (através da rede display e search), campanhas de Facebook Ads, e em alguns casos também de LinkedIn Ads.

Estes três tipos de anúncio são essenciais para lhe garantir visibilidade sempre que os seus (potenciais) clientes procuram informações relativas ao seu negócio.

3 – GESTÃO DE REDES SOCIAIS

As redes sociais são uma forma direta de comunicar com os seus clientes, potenciais clientes e seguidores, sendo por isso de extrema importância apostar neste tipo de estratégia.

É essencial que haja uma gestão cuidada e diária, de forma a ser possível estar presente na altura certa e atingindo o target correto. Lembre-se sempre que os consumidores gostam de se sentir acompanhados e de obter respostas céleres às questões que colocam. Se não estiver presente e não responder, é provável que os seus potenciais clientes procurem informação na concorrência.

4 – “AGRADAR” O GOOGLE

O Google é o maior potenciador de vendas. Estar nas primeiras posições do motor de busca é essencial para que o seu site ganhe uma maior visibilidade e notoriedade.

É importante trabalhar com a produção dos melhores conteúdos de forma a que tudo seja otimizado para SEO, o que lhe permitirá ser valorizado pelo Google. Este é um trabalho demorado, mas cujos frutos são colhidos a médio e longo prazo.

5 – GERAÇÃO DE LEADS

Outra das questões essenciais é a angariação de leads. É importante apostar nas mais diversas estratégias de marketing digital, nomeadamente nas campanhas de email, re-targeting, gestão de conteúdo e redes sociais e campanhas de marketing voltadas para a venda.

Esta geração de leads, poderá sempre ser realizada através de um formulário, sendo que o resultado é facilmente mensurável no primeiro mês de atividade.

6 – PLANEAR AS CAMPANHAS

É comum as empresas planearem a sua estratégia de marketing (ou mesmo do próprio negócio) a curto/médio prazo.

Contrariamente ao que muitos empresários pensam, uma estratégia de marketing para ser eficiente, tem de ser realizada com datas próprias e de acordo com objetivos estipulados.

Se optar por fazer hoje uma campanha de AdWords, daqui a três meses uma campanha de Facebook Ads e passados seis meses resolve publicar um artigo de forma pontual, não vai ter os resultados esperados.

Tags:
Anterior
Como analisar o retorno do investimento em marketing na sua empresa?
Próxima
Porque é que a personalização do contacto com o cliente é tão importante
Menu